6-11/11 Colóquio REVOLTAS URBANAS: Políticas e Poéticas

O simpósio, realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio do Collège International de Philosophie e do Consulado Francês do Rio de Janeiro, reunirá pensadores brasileiros e de vários países com experiência de reflexão ou testemunho sobre as várias manifestações e revoltas em vários lugares e contextos: a Primavera Árabe na Tunísia, Maidan, na Ucrânia, A praça Tahir, no Egito, O parque Gezi em Istambul, a revolta do Vinagre e as reivindicações de mobilidade urbana no Brasil, etc. Convidamos também vários artistas que contribuíram tanto para as ações ou as representações de ações: cineastas, produtores de vídeo, coletivo de poetas e artistas, etc.

O evento tem grande relevância para os estudos de Estética, Filosofia Política, Ciências Políticas, Ciências Sociais e para a inserção acadêmica na reflexão sobre a cultura e a política urbana no espaço público.

O evento incluirá diferentes intervenções: mesas-redondas e conferências acadêmicas na Universidade Federal do Rio de Janeiro, exposições e apresentações artísticas no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, sessões de vídeo e cinema na Maison de France (Consulado francês no Rio) e uma grande mesa redonda, na quadra do GRES Estação Primeira de Mangueira, que abrirá a Festa Literária das Periferias (FLUPP) de novembro 2014.

informações e inscrições clique aqui

Data: 6 a 11 de novembro de 2014

Mesa redonda na FLUPP

Locais

Conferências: Quinta, 06/11 das 10h00 às 17h00
UFRJ – Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/IFCS, Sala Celso Lemos (terceiro andar), Largo de São Francisco , n.1 Centro

Intervenções e Poesia: Sexta 07/11 às 17h00
HO – Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica, Rua Luís de Camões, 68. Centro.

Filmes: Segunda 10/11 das 15h00 às 17h00
Maison de France, Av. Presidente Antônio Carlos, 58. Centro.
Editar