Premiações
O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro é um dos mais antigos do país a oferecer cursos de Mestrado e Doutorado stricto sensu em Filosofia.
PRÊMIO Concurso de Monografias da Comissão Iberoamericana de Ética Judicial (CIEJ) 2013
Premiado: Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha
Com o trabalho intitulado “Responsabilidade Institucional dos Juízes como Princípio Ético Fundamental” Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha, aluno do curso de Doutorado em Filosofia do IFCS, obteve a segunda colocação no Concurso de Monografias da Comissão Iberoamericana de Ética Judicial (CIEJ). O resultado foi divulgado durante a VIII Reunião Ordinária da Comissão, realizada nos dias 24 e 25 de outubro de 2013.
O certame, aberto a qualquer cidadão dos 23 países-membros da Comissão, foi conduzido em duas fases, a primeira, de âmbito nacional, em que cada um deles selecionou até três trabalhos para a sua representação na segunda fase, de âmbito internacional, em que apenas três de todos os indicados foram escolhidos para a premiação, consistente em uma medalha e diploma alusivos, além de uma bolsa de estudos na “Aula Judicial Iberoamericana”, sediada em Barcelona.
PRÊMIO Capes de tese 2010
Premiado: Vladimir Menezes Vieira
Tese: Entre a razão e a sensibilidade: A estética pós-kantiana e o problema da cisão entre sensível e supra-sensível
Orientador: Fernando Augusto da Rocha Rodrigues
MENÇÃO HONROSA no Prêmio Capes de Tese 2008
Autor: Carlos de Almeida Lemos
Tese: Antístenes de Atenas ou sobre o prazer da Linguagem
Orientador: Fernando José de Santoro Moreira