Pular para o conteúdo

01/10 A Lanterna Mágica da Filosofia: Espectros de Kant Conferência de Stefan Andriopoulos

A Lanterna Mágica da Filosofia: Espectros de Kant

Conferência de Stefan Andriopoulos (Un. de Columbia)

Noções espiritualistas e o uso da lanterna mágica em projeções fantasmagóricas têm um papel central para a filosofia de Immanuel Kant. A noção crítica de Erscheinung, como aparecimento ou aparição de uma coisa em si suprassensorial, se baseia na hipótese das aparições genuínas de espíritos que o filósofo alemão evoca em “Sonhos de um Visionário” (1766). Sua doutrina da ilusão transcendental, por contraste, descreve a metafísica especulativa como uma “lanterna mágica de fantasmas cerebrais”. Kant, assim, transforma o instrumento óptico em uma figura epistemológica que possui uma função constitutiva para a sua filosofia crítica.

*Stefan Andriopoulos é professor do Departamento de Letras Germânicas
da Universidade Colúmbia, em Nova York, onde desenvolve pesquisas
em literatura, cinema e teoria da mídia. Publicou artigos em diversas revistas,
como Critical Inquiry, Representations, New German Critique, English Literary
History e Deutsche Vierteljahrsschrift, além dos livros Unfall und Verbrechen:
Konfigurationen zwischen juristischem und literarischem Diskurs um 1900
(Centaurus, 1996), e, como coeditor, 1929: Beiträge zur Archäologie der Medien
(Suhrkamp 2002) e Die Adresse des Mediums Addressing Media (DuMont 2001).

Seus livros:
Possuídos: crimes hipnóticos, ficção corporativa e a invenção do cinema
e Aparições espectrais: o idealismo alemão, o romance gótico e a mídia óptica,
estão sendo publicados na coleção Artefíssil, da Contraponto Editora, e serão lançados
durante a conferência.

A conferência terá tradução consecutiva e será
realizada no dia 01/10, próxima quarta-feira, às 17h,
na sala Celso Lemos (308) no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS)
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Realização:

Programas de Pós-Graduação
em Artes Visuais (PPGAV),
em Filosofia (PPGF) e
em Comunicação (PPGCOM/ECO)
da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

em parceria com o Museu de Arte do Rio (MAR).

Marcações: