Pular para o conteúdo

Secretaria Acadêmica

Perguntas frequentes e notícias sobre as rotinas acadêmicas da Secretaria do PPGF.

Perguntas Frequentes

Contato da Secretaria Acadêmica do PPGF


E-mail: ppgf@ifcs.ufrj.br
Telefone: (21) 3938-0394

Programa Institucional de Pós-Doutorado (PIPD)


Acesse aqui para: Orientações Gerais para Candidatura e Relatório Final de Atividades de Estágio Pós-Doutoral.

Prorrogação de Prazo de Defesa (Mestrado e Doutorado)


A solicitação deve ser feita à Secretaria por e-mail, com 30 dias de antecedência ao término do prazo estipulado para a defesa, e a Comissão Deliberativa do programa avaliará o pedido. 

Passo a passo e documentação necessária:

1. Entrar em contato com a Secretaria do PPGF para verificar a situação acadêmica atual;

2. Realizar a solicitação, caso necessário, por meio do Requerimento de Prorrogação Regular ao PPGF. Encaminhar em PDF, com a devida anuência do(a) orientador(a).

3. Providenciar Texto da Dissertação/Tese, até o ponto em que o trabalho se encontra no momento da solicitação. Encaminhar em PDF.

Trancamento de Matrícula

Em breve.